#
  • # Pr. Getúlio Vargas, 310 - Centro
  • # (35) 3294-1010
  • # recepcao@alterosa.mg.gov.br

BANDEIRA E BRASÃO

Historia da Bandeira e do Brasão
images

      A bandeira de Alterosa foi criada pelo heraldista Arcinoé Antonio Peixoto de Faria e instituída oficialmente, como símbolo do município, em 31 de maio de 1969, pelo prefeito, na época, Timótheo de Souza Netto.

      A elaboração do símbolo do município foi o de esquartelado em cruz e em sautor e terciado, sendo adotado o estilo oitavado. O Brasão simboliza o Governo Municipal e o retângulo onde é aplicado representa a própria cidade. As faixas que partem desse retângulo dividindo a bandeira em quartéis representam a irradiação do poder municipal a todos os quadrantes do território e os quartéis as propriedades rurais existentes no município.

      A cruz pátea de goles e vasia de prata foi o primeiro símbolo a tremular em terras brasileiras e na bandeira de Alterosa é uma homenagem ao fundador do município, o português José Rodrigues Moreira. O duplo mantel de sable simboliza a Serra Negra (acidente geográfico), cujo nome serviu para denominar a cidade, desde a sua emancipação até o ano de 1943, quando foi alterado para Alterosa que significa “Cidade das Montanhas”.

      Sobre o mantel a trompa de caça estilo boiadeiro, simboliza a pecuária, um dos esteios da economia municipal. Nos ornamentos exteriores, a haste de arroz e a cana de milho lembram os produtos oriundos da terra dadivosa e fértil, e no listel de goles (vermelho), cuja cor simboliza coragem, audácia, valentia e em letras de prata, o topônimo identificador ALTEROSA.