Alterosa, Quinta-feira, 19 de Outubro de 2017

Bandeira

HISTÓRIA DA BANDEIRA E DO BRASÃO

 

A bandeira de Alterosa foi criada pelo heraldista Arcinoé Antonio Peixoto de Faria e instituída oficialmente, como símbolo do município, em 31 de maio de 1969, pelo prefeito, na época, Timótheo de Souza Netto.


A elaboração do símbolo do município foi o de esquartelado em cruz e em sautor e terciado, sendo adotado o estilo oitavado. O Brasão simboliza o Governo Municipal e o retângulo onde é aplicado representa a própria cidade. As faixas que partem desse retângulo dividindo a bandeira em quartéis representam a irradiação do poder municipal a todos os quadrantes do território e os quartéis as propriedades rurais existentes no município.


A cruz pátea de goles e vasia de prata foi o primeiro símbolo a tremular em terras brasileiras e na bandeira de Alterosa é uma homenagem ao fundador do município, o português José Rodrigues Moreira. O duplo mantel de sable simboliza a Serra Negra (acidente geográfico), cujo nome serviu para denominar a cidade, desde a sua emancipação até o ano de 1943, quando foi alterado para Alterosa que significa "Cidade das Montanhas".


Sobre o mantel a trompa de caça estilo boiadeiro, simboliza a pecuária, um dos esteios da economia municipal. Nos ornamentos exteriores, a haste de arroz e a cana de milho lembram os produtos oriundos da terra dadivosa e fértil, e no listel de goles (vermelho), cuja cor simboliza coragem, audácia, valentia e em letras de prata, o topônimo identificador ALTEROSA.

 


Busca no Portal

Realize sua busca no Portal de Alterosa



Agenda de eventos



Galeria de fotos


Dia Das Criancas

17 de outubro de 2017

Mais Galerias

Fique ligado -

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTEROSA - MG

Praça Getúlio Vargas, 310 - Centro - CEP 37145-000 - Alterosa - Minas Gerais - Brasil


PABX: 35 3294-1010

 

Quer tirar dúvidas com a Prefeitura de Alterosa? Entre em contato conosco e nos envie suas dúvidas, críticas e sugestões


comunicacao@alterosa.mg.gov.br